Opinião... Nuno Nepomuceno * A Hora Solene

Data Início: 16-11-2015
Data Fim: 19-11-2015

AutorNuno Nepomuceno
Título: A Hora Solene
Editora: TopBooks
ISBN: 9789897060021
N. Páginas: 486

Sinopse:
Através de uma viagem frenética por entre os deslumbrantes cenários reais de Londres, Hong Kong, Macau, Praga, Belize, Moscovo e Lisboa, as missões multiplicam-se, os disfarces sucedem-se. Questões sobre ética, moral, família e o valor da vida humana são levantadas. E uma teia de meias-verdades, ilusões, e complexas relações interpessoais é finalmente desvendada no capítulo final de uma série que já estabeleceu novos patamares para a ficção nacional.

Comentário:
E pronto... Depois de cerca de 1.350 páginas dou por terminada a leitura de Freelancer. Uma trilogia que me acompanhou desde o início do mês e que me encheu as medidas!

Foi, de facto, uma excelente surpresa. Nuno Nepomuceno escreveu uma trama consistente e coerente ao longo de três volumes, sempre com novos desenvolvimentos, sempre com suspense. Gostei muito do desenvolvimento da história e da sua conclusão.

Em "A Hora Solene" continuamos a acompanhar a luta de André, juntamente com a organização de espionagem para a qual trabalha, a Cadmo, por juntar todas as partes que constituem o projecto inicial de Sacha, para que a saúde cada vez mais degradada de André seja salva. Anna, a famosa espia, continua do outro lado da barricada, mas André já não consegue perceber quem são os seus aliados. Uma vez mais as traições e os agentes infiltrados são o mote e uma vez mais nada do que parece é. Este último livro da trilogia vem fechar as pontas soltas e a conclusão foi muito boa.

Gostei da forma como o autor nos retratou o dia a dia de André, a sua vida profissional "normal" e a sua "outra" vida, a forma como ambas se entrelaçam e atrapalham. O desenvolvimento dos vários grupos que procuram encontrar o projecto também é muito interessante porque as motivações de cada personagem são diferentes.

Talvez tenha sentido falta de um pouco mais de desenvolvimento no que o médico de André conseguiu fazer e de que forma a descoberta de todo o projecto inicial beneficiou a sua saúde e o seu futuro. Mas também entendo que seria entrar em meandros desconhecidos...

O único ponto menos positivo que tenho a apontar é o facto de, de volume para volume, o autor voltar a repetir a história passada. No entanto, sei que é uma condicionante das trilogias e sei que para quem lê os livros de forma espaçada no tempo é uma excelente forma de reviver o que já leu. Como eu li todos de seguida, senti alguma repetição.

Hoje em dia publica-se muito, nem sempre com qualidade. O que acaba por desmotivar à leitura de autores nacionais. Felizmente existem excepções, de que é exemplo o Nuno, com uma escrita cuidada, um discurso fluído mas intenso que nos agarra às páginas do livro!

Em suma, foram horas de leitura agradável (às vezes compulsiva) que me deixam já saudades. Recomendo muito!

Classificação9/10

Sem comentários: