Opinião... Nuno Nepomuceno * A Espia do Oriente

Data Início: 09-11-2015
Data Fim: 15-11-2015

AutorNuno Nepomuceno
Título: A Espia do Oriente
Editora: TopBooks
ISBN: 9789897061479
N. Páginas: 483

Sinopse:
Dúvida. Confiança. Traição. 
Dubai. Emirados Árabes Unidos.
Um investigador norte-americano é raptado do hotel onde se encontrava instalado. Uma nova pista sobre um antigo projeto de manipulação genética é descoberta e a Dark Star, uma organização terrorista internacional, está decidida a utilizar os conhecimentos deste cientista para ganhar vantagem.

Comentário:
Terminei "A Espia do Oriente" há pouco e a primeira coisa que fiz foi ir buscar "A Hora Solene". Felizmente sou uma das afortunadas que já o tem na sua posse, porque não sei se iria conseguir esperar mais tempo para saber o que Nuno Nepomuceno reservou para esta dupla de espiões fantásticos!

Não me quero alongar muito nos acontecimentos deste segundo volume, porque tratando-se de uma trilogia, alguém que ainda não leu o primeiro poderá ler este comentário e ficar a saber mais do que devia, retirando-lhe prazer na leitura.
Ainda assim, agora que o nosso espião já sabe toda a verdade sobre as suas origens, um envelhecimento precoce obriga-o a juntar todas as peças do puzzle para que o médico que o acompanha consiga contrariar esta tendência. É por isso que André Marques-Smith se vê novamente envolvido em operações de espionagem internacionais em busca das ditas peças. Mas outro grupo operacional, a Dark Star, tem o mesmo objectivo dificultando em muito o seu trabalho. Acima de tudo André vai percebendo que nada do que parece é, nas pessoas em quem confia pode estar o perigo e no potencial inimigo a sua salvação.

Achei a escrita do autor mais madura neste segundo livro, mais complexa e elaborada. E denota uma muito cuidada análise prévia dos locais onde decorre a acção (adorei, por exemplo, as explicações dos Jerónimos. Apesar de ser um monumento que já visitei e por onde passei centenas de vezes, desconhecia muitos dos factos relatados no livro). A forma como o autor dá a volta às situações levando-nos a acreditar numa coisa que afinal não é a verdade é o que torna este livro especial. É difícil parar de o ler, porque há sempre uma novidade, uma reviravolta que nos deixa de novo suspensos. 
As cenas de acção estão também muito bem escritas, são empolgantes ao ponto de parecer estarmos a vivê-las. De perder o fôlego...

Gosto muito das personagens principais, gostei muito do Espião, mas acho que ainda gosto mais da Espia, principalmente depois de conhecer o seu passado. E, é claro, a romântica que há em mim torce para que fiquem juntos no final. "A Hora Solene" nos dirá!

Classificação9/10

Sem comentários: