Opinião... Laura Alho * Um Paraíso no Inferno

Data Início: 14-08-2015 
Data Fim: 18-08-2015

AutorLaura Alho
Título: Um Paraíso no Inferno
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895110568
N. Páginas: 498

Sinopse:
A vida de Rogério e Melissa iniciou um processo disruptivo que ditará o futuro do seu casamento. O infortúnio e a intromissão do acaso fizeram com que o amor fosse testado até ao limite.
Entre lampejos de ironia, jogos fortuitos, triângulos amorosos e crenças disfuncionais, a vida deste casal sofre reviravoltas a cada instante.
Desconhecendo por que razão a sua vida pacata é alvo de tantas transformações, Rogério culpa Deus por deixá-lo entregue a um sofrimento interminável. Revoltado, quer encontrar-se com Ele e pedir-lhe satisfações. E Deus, atento aos seus pedidconcedeu-lhe esse desejo e conversou com ele, de homem para homem.
O comum dos mortais sabe que para poder ter vislumbres do Paraíso precisa de passar, primeiro, pelo Inferno. Mas se tivesse oportunidade de encurtar o sofrimento e falar com Deus, o que lhe perguntaria? O que faria para se libertar do Inferno em que vive?
Provavelmente, o mesmo que Rogério fez – dar voz aos seus sonhos.

Comentário:
"Um Paraíso no Inferno" retrata-nos uma relação que podia ser a história de qualquer um de nós. Numa linguagem acessível e sem floreados, assistimos ao deteriorar de um casamento, às dúvidas, discussões, tristezas e erros que todos já cometemos em alguma altura das nossas vidas.

Conhecemos Rogério e Melissa, um casal que já foi feliz e unido. No entanto, porque Rogério não é feliz na sua ocupação profissional, não consegue sentir-se realizado pessoalmente e acaba por descarregar as suas frustações em cima de Melissa, que sempre o apoiou e incentivou a perseguir o seu sonho, que é criar uma Academia de Artes. Toda a sua amargura acaba por ditar o fim do casamento, embora ainda se amem. 
Decidem afastar-se por uns tempos e pensar na vida de cada um, mas nestemeio tempo, Rogério envolve-se com uma francesa em Paris e Melissa descobre da pior forma, o que faz com que queira o divórcio e não queira mais qualquer reconciliação. Também Melissa acaba depois por se envolver com André, um amigo da sua irmã que gosta dela e que se torna  o seu apoio num momento difícil. E é assim que Melissa dá por si a amar dois homens, sem saber o que deverá fazer à sua vida... E ainda ela não imagina o que se seguirá e que muitas outras batalhas terá que travar...

A história é-nos contada a duas vozes, intercalando capítulos do Rogério e capítulos da Melissa. Achei muito bem conseguida a forma como o capítulo seguinte agarra o momento pendente do anterior e dá continuidade e sentido à história.

A parte do livro que a mim menos me cativou foi a forma como Deus é retratado, as conversas e o que aconteceu ao Rogério (não entro em mais detalhes porque seria spoiler). Para mim, essa parte é demasiado extensa e um pouco monótona, embora eu consiga entender a mensagem e a influência que "a conversa" teve na vida de Rogério.

Foi uma leitura bastante agradável, com uma escrita fluída e dialogos fortes. Gostei deste livro, ou não tivesse eu lido quase 500 páginas em 5 dias!

Classificaçao: 7/10

Sem comentários: