Opinião... Richard Castle * Ondas de Calor

Data Início: 09-07-2015 
Data Fim: 16-07-2015

AutorRichard Castle
Título: Ondas de Calor
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897242243
N. Páginas: 280

Sinopse:
No meio de uma vaga de calor, Nikki tem um desafio pela frente: desenredar o nó que lhe permitirá desvendar os segredos dos mais poderosos e decidir o que fazer perante a faísca escaldante que surgiu entre ela e Rook, o jornalista presunçoso e bem-parecido com a mania de que é polícia, que a acompanha nesta investigação.

Comentário:
Antes de mais tenho que agradecer ao Clube do Autor que me surpreendeu com este livro que eu não conhecia nem esperava.
De seguida, tenho que esclarecer que eu não conheço a série Castle (não me crucifiquem, eu sou mais livros e menos televisão...), por isso não partilho do estado febril a que já assisti, em livrarias - pessoas que viram o livro e entraram em estado de quase histerismo... Mas ainda bem que assim é, e se a série fizer com que os seus fãs leiam, então já valeu a pena!

Agora falando do livro, não fiquei fã deste Richard Castle... Não me agarrou e não achei o enredo empolgante. Achei muito interessante que este fosse o livro que supostamente foi escrito por Castle na série (andei a informar-me, apesar de não ver!) e o argumento é bastante interessante, mas a concretização, na minha opinião, falhou.

Nikki Heats é a polícia destacada para seguir o caso da morte de Matthew Starr, que foi atirado de uma varanda do 6º andar da casa onde vivia. Jameson Rook é um jornalísta que acompanha esta brigada para fazer uma grande reportagem sobre brigadas de homicidios, e que é uma pedra no sapato no dia-a-dia de trabalho de Nikki.

Com doses moderadas de romantismo e de acção, Nikki vai encontrando pistas e avançando na investigação deste crime, ao qual já se juntaram mais dois: a morte de uma avaliadora de obras de arte do Sotheby's e o roubo de uma colecção de arte valiosa, propriedade de Matthew Starr.

É um livro levezinho que não corta a respiração. Lê-se bem mas não me encheu as medidas...

Classificação: 6,5/10

2 comentários:

Mistery disse...

Bem, tenho de confessar que, apesar de também apreciar mais a leitura do que as séries televisivas, faço parte do grupo de fãs que "delirou" quando soube da existência deste livro em Portugal. O meu receio é mesmo que os livros (7 livros por temporada) sejam apenas para concretizar os desejos dos fãs (na série, Richard Castle trabalha com a polícia para obter inspiração para uma nova série de livros - Nikki Heat - que são realmente publicados a cada fim de temporada). Parecem muito curtos quando se tem um ano entre cada um para os escrever (claro que também depende de quem escreve os livros, cuja identidade se desconhece, pode ser uma das pessoas que pertence à equipa que escreve os episódios).
Gostei muito desta opinião, confirmou algumas das minhas suspeitas. É-me impossível não recomendar à pessoa que leu este livro mas nunca assistiu à série que veja pelo menos só um episódio para ver se fica cativada. ;)
Beijinhos e Boas Leituras!

*Mistery

Maria João disse...

Olá Mistery,

muito obrigada pelo teu comentário. De facto, depois de saber que o livro não era a série mas sim o mote da mesma, passei a achá-lo mais interessante. Mas como referi, a concretização da história não me convenceu. De qualquer forma, vou seguir a tua sugestão e ver a série.

Beijinhos e boas leituras