Opinião... T. J. Brown * Ventos de Mudança em Summerset Abbey

Data Início: 25-06-2015 
Data Fim: 29-06-2015

AutorT. J. Brown
Título: Ventos de Mudança em Summerset Abbey
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789898741059
N. Páginas: 280

Sinopse:
Uma história de amor e amizade em tempo de guerra
"Ventos de Mudança em Summerset Abbey" é o final da trilogia que arrancou sorrisos e lágrimas aos fãs da série internacional muito galardoada, 2Downton Abbey". Mas não só. É que esta saga, que conta a história de três mulheres e das suas lutas diárias no início do século XX, apaixonou muitos leitores um pouco por todo o mundo. E chega agora ao fim!
Os costumes da época forçaram Rowena, Victoria e Prudence a seguir caminhos diferentes. O orgulho ameaça sobrepor-se aos laços de amizade de forma permanente. A chegada da Primeira Guerra Mundial muda tudo, sobretudo a forma de se viver em sociedade e o próprio conceito de classe social. Muitas feridas serão abertas. Algumas serão curadas, mas outras prometem manter-se abertas por muito tempo… Será que, no fim, a amizade vai prevalecer contra tudo e contra todos?

Comentário:
Este livro foi-me gentilmente enviado pelo Clube do Autor. Apesar de não ter lido os dois anteriores que completam a trilogia, depois de ler comentários tão positivos relativos à mesma, não tive dúvidas que o deveria ler! E ainda bem que o fiz. De uma coisa estou certa, tenho que adquirir os restantes dois livros e ler a história completa!

E que história esta... Gosto muito de romances de época. No entanto, há alturas em que uma linguagem muito adequada à época me cansa e torna a leitura pesada. Felizmente isso não acontece neste livro. Embora se perceba perfeitamente que se passa no início do século XX, os diálogos e descrições são excelentes e convidam a uma leitura muito agradável!

Em Ventos de Mudança acompanhamos (ou melhor, continuamos a acompanhar) a vida de três jovens: Rowena, Victoria e Prudence. Qualquer das três, mulheres fortes com um passado rico. Victoria chegou até a ser presa por defender o sufrágio feminino e Rowena é piloto de aviões. De facto, mulheres fortes com personalidades igualmente fortes, mas com corações frágeis e de paixões arrebatadoras, mesmo quando o querem negar!

Assistimos ao início da Primeira Guerra Mundial, e à ida dos homens para a guerra. Todas as nossas protagonistas sofrem com a ausência de amigos e companheiros. Prudence vê o marido alistar-se e recorre aos seus conhecimentos para que ele não vá para a frente de batalha. Conseguirá ela proteger o marido desta forma?...
Rowena utiliza os seus conhecimentos e dotes como piloto para transportar aviões para reforços de guerra ao mesmo tempo que trava uma luta no seu coração entre a fugosa paixão por Jonathan e a amizade doce com Sebastian. Por último, Victoria alista-se como enfermeira voluntária e é enviada para França onde irá assistir a muita miséria e dor. Com isso, ela vai mudar e procura cada vez mais um porto seguro...

É uma história deliciosa, um romance muito agradável, que retrata muito bem as suas personagens. Gostei particularmente do forma como a guerra foi abordada sem se tornar o cenário central da acção. 
E agora fico ansiosa por ler os outros dois livros da trilogia: "As Mulheres de Summerset Abbey" e "Paixão Proíbida em Summerset Abbey".

A autora refere nas notas finais que teve pena de se separar destas personagens. Eu também! 

Classificação: 9/10

2 comentários:

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá Maria João!

Sempre gostei muito deste tipo de histórias. Cativam-me sempre.
Acho que vou gostar deste.

Beijinhos e boas leituras

Maria João disse...

Olá Isaura!

Se gostas deste tipo de histórias então lê sim que vale a pena! Mas começa pelo primeiro volume, não faças como eu ;-)

Beijinhos