Opinião... Emily Giffin * O Lugar do Coração

Data Início: 19-06-2015 
Data Fim: 24-06-2015

AutorEmily Giffin
Título: O Lugar do Coração
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720046178
N. Páginas: 408

Sinopse:
Marian Cladwell é uma produtora de televisão de 36 anos que vive uma ‘vida de sonho’ em Nova Iorque. Com uma carreira fulgurante e uma relação amorosa perfeita, todos à sua volta – e também ela própria – pensam que ela tem a vida que sempre quis ter. Mas, uma noite, alguém lhe bate à porta… e ela dá de caras com Kirby Rose, uma rapariga de 18 anos que traz a chave para um passado que Marian pensava ter encerrado há muitos anos. A partir deste momento, toda a organizada e bem-sucedida vida de Marian será profundamente abalada com o reavivar de memórias e de uma antiga paixão que parecem ameaçar tudo o que ela construiu. Marian e Kirby embarcam assim num processo de redescoberta e de reavaliação e vão perceber que o lugar a que verdadeiramente pertencemos é, por vezes, o menos óbvio e provável.

Comentário:
Este é o primeiro livro que leio de Emily Giffin e gostei muito da sua escrita. No entanto, a história não nos trás muito de novo... Daí a classificação que lhe dou, já que é uma leitura aprazível e leve mas não tem uma mensagem forte nem surpreende. De qualquer forma é uma boa leitura e gostava de acrescentar que gostei muito do final, que não se resume ao óbvio.

Kirby acaba de completar 18 anos. É uma jovem tímida, amante de bateria e música e que sabe desde sempre que foi adoptada. Mas agora que completa 18 anos tem a possibilidade de saber quem é a sua mãe biológica (é uma claúsula do contrato de adopção) e a necessidade de conhecer as suas raizes fala mais alto.

Marian é a mãe biológica de Kirby, uma mulher de 36 anos, produtora de séries televisivas de sucesso e que namora com o director do canal onde trabalha. Tem uma vida estável e um segredo no seu passado muito bem guardado: Miriam era também ela uma jovem de 18 anos quando engravidou acidentalmente e, apesar de amar o namorado e pai da criança, Conrad, optou por terminar tudo com ele e esconder a gravidez de todos!

Quando Kirby lhe bate à porta, todos os sentimentos enterrados ao longo destes 18 anos vêem à flor da pele e fazem Miriam repensar as suas acções e decisões.

É um história de ternura, de perdão e de compreensão. Os pais de Kirby são também um elemento essencial neste enredo com uma atitude muito positiva que irá sustentar Kirby num momento sensível da sua vida.

Como referi no inicio, é uma leitura agradável, mas não é espectacular, nem deixa uma marca profunda no leitor. É um óptimo livro para ler em tardes amenas de Verão!


Classificação: 7,5/10

Sem comentários: