Opinião... Edson Athayde * Jonas Vai Morrer

Data Início: 07-04-2015
Data Fim: 07-04-2015

AutorEdson Athayde
Título: Jonas Vai Morrer
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895108886
N. Páginas: 152

Sinopse:
«Todas as novelas têm um novelo. Todos os crimes têm o seu repertório de culpas. Autores de folhetins, em específico, e criminosos, em geral, trapaceiam ao revelar sempre o que interessa, um truque para esconder o que importa. A dissimulação é o vento que sopra na vela desta galera, o combustível dessa nave. Entre se quiser, acomode-se num canto. A viagem não vai ser tranquila. Neste surpreendente romance quase tudo o que parece não é.»
Prefácio de Luís Osório

Romance escrito no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.A história de “Jonas Vai Morrer” passa-se em Guimarães (ou Vimaranes, como era conhecida há mais de mil anos). Trata-se da mais histórica das cidades portuguesas, o chamado “berço do país”. Património Cultural da Humanidade, Guimarães foi, em 2012, Capital Europeia da Cultura. “Jonas Vai Morrer” foi escrito no âmbito de uma Residência Artística Literária desse evento. Além da trama cheia de mistérios e algum lirismo, esta obra revive nas suas páginas as ruas, praças, igrejas, bares, os tempos e os modos vimaranenses. Ambientado nos anos 80, “Jonas Vai Morrer” é um quase-policial, na definição do seu autor. Um livro que fala de crimes sem sangue à vista. Propõe um jogo onde a charada é descobrir quem é o algoz, quem é a vítima. Nesse labirinto, temos Pedro, um homem sem passado, o talvez louco 32, um caderno de memórias apócrifo e um enredo que nunca é o que parece ser.

Comentário:
Já antes tinha lido livros de Edson Athayde, de publicidade é certo, mas achei-os muito interessantes e não hesitei em querer ler este "Jonas Vai Morrer".
E que grande desilusão. Definitivamente eu gosto de ler uma escrita clara e pragmática. Não gosto de divagações, e não gostei nada deste livro...
Posso até afirmar que se não fosse um livro gentilmente oferecido pela editora Chiado, teria colocado para o lado e não o teria terminado.

Mas infelizmente, li todo e cheguei ao final com uma sensação de tempo perdido e não trouxe nada do livro comigo. Não entendi a história nem o propósito do autor. Tenho muita pena, mas não gostei nada.

Apesar do que referi atrás, não posso deixar de falar sobre o livro em si. Tem páginas pretas a separar os capítulos que lhe dá um ar muito charmoso. Deste pormenor sim, gostei muito. Mas a imagem não é suficiente...

Classificação: 3/10

1 comentário:

Carla disse...

Olá,
É muito mau quando temos essa sensação de tempo perdido, quando existem tantos livros bons para ler:(
Mas acontece com todos os leitores.
Boas leituras.