Opinião... Alastair Campbell * O Meu Nome É...

Data Início: 09-03-2015 
Data Fim: 14-03-2015

AutorAlastair Campbell
Título: O Meu Nome é...
Editora: Bizâncio
ISBN: 9789725305461
N. Páginas: 304

Sinopse:
Hannah tem 17 anos e bebe para se sentir melhor. Por um momento. Depois, a dor de alma regressa, mais intensa. Esta é a história da adição de Hannah. O desenrolar da história através dos relatos de cada uma das pessoas que rodeiam Hannah durante a sua espiral de autodestruição dá ao leitor uma panorâmica completa do que é a vida junto de um alcoólico vulnerável e em negação.

Comentário:
Li algumas criticas muito positivas a este livro, que despertaram a minha curiosidade em lê-lo, principalmente por se tratar de um relato diferente de um tema já várias vezes abordado no mundo literário - o alcoolismo. Cada capítulo é-nos contado por uma personagem relacionada com Hannah, que relatam, na primeira pessoa e na perspectiva de cada um, a sua vivência com ela e a forma como se relacionaram.

No entanto, foi precisamente esta forma de contar a história que, na parte inicial do livro, me deixou um pouco desiludida. Senti que a história que estava a ler não era a da Hannah, mas sim a de cada uma destas pessoas que com ela interagiram. Mas a partir de dado momento, os impactos da adição de Hannah entraram-me pela alma adentro para não mais me largar até ao final do livro!

É um livro forte, escrito por alguém que passou pelo mesmo e que por isso, consegue transmitir em palavras os sentimentos e frustrações de um alcoólico. Gostei particularmente da mensagem nele contida relativamente à pressão da indústria de bebidas alcoólicas, empresas que não querem saber das consequências, apenas se interessam por vendas e lucros.

Hannah é uma jovem aparentemente normal, com uma existência com alguns altos e baixos, que se refugia na bebida ao ponto destruir toda a sua vida e a dos que a rodeiam. Ela percebe que está a deixar todos à sua volta tristes e desiludidos, mas não tem força para contrariar o vício que cada vez mais se agrava trazendo consigo outras desgraças.

Este livro, à semelhança de outros sobre o tema, alertam-nos para o quão fácil é cair nesta teia, de onde dificilmente se sai. Por isso mesmo, a sua leitura deveria ser obrigatória, principalmente nas camadas mais jovens. Porque os livros são um hobbie, mas também são fortes transmissores de mensagens. E esta é muito importante!

Classificação: 7/10

Sem comentários: