Opinião... Bruno Franco * Contagem Decrescente

Data Início: 25-02-2015 
Data Fim: 03-03-2015

AutorBruno Franco
Título: Contagem Decrescente
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895121090
N. Páginas: 532

Sinopse:
31 de Dezembro. Passagem de ano.
Rodrigo Tavares, um proeminente detective da Polícia Judiciária, encontra-se em Almada para assistir ao espectáculo pirotécnico quando recebe um telefonema que muda a sua vida por completo, levando-o a perceber que tinha chegado o momento que tanto temera: a concretização de uma ameaça homicida proferida pelo assassino que mais lhe custara capturar no passado.
Rodrigo tem até dia 15 de Janeiro para deter o assassino, ou as consequências serão devastadoras. E não apenas para si.
Quando o detective observa a forma excruciante e desumana como a primeira vítima fora assassinada, percebe a importância e a seriedade do que está a acontecer, e é então que começa a corrida contra o tempo.
O que começa por ser uma caça ao homem transforma-se rapidamente em algo muito maior e aterrorizador. Ao mergulhar num mundo de trevas e muitas dúvidas, medo e desespero, Rodrigo receia o futuro como nunca antes o fizera.

Comentário:
Quando iniciei esta leitura, não sabia que era já o segundo livro do autor, e que se tratava da continuação do primeiro. O autor faz inúmeras referências à história anterior o que, se por um lado é muito útil para quem não a leu, por outro faz diminuir o interesse em ler o primeiro livro porque já sabemos como acaba e quem é o assassino... 
Focando-me neste "Contagem Decrescente", fiquei com uma sensação agridoce no seu final, porque na verdade a história não termina, presumo que para dar o mote ao terceiro volume. Teria preferido que este livro tivesse um fim e que o seguinte desse, ainda assim, um seguimento coerente ao todo.

Posto isto, e colocando estes pormenores de parte, fiquei agradavelmente surpreendida com este jovem autor. A sua escrita é muito dinâmica, interessante e fluída. Gostei muito do tema do Sebastianismo, bem como das várias personagens. É uma trama bem construída e coerente, que motiva à leitura compulsiva! Dei por mim a pensar na história e à espera de mais um bocadinho livre para ler nem que fosse mais um capítulo!

Rodrigo é detective da PJ e tem no seu passado um episódio que lhe condicionou e ainda condiciona a vida: assistiu, impotente, ao assassinato da sua irmã mais nova sem que tenha podido fazer nada para a salvar. Esta vivência transformou-se num pesadelo diário que o faz ter receio até de adormecer.
Para lhe agravar mais esta perturbação, tem agora um criminoso que se auto denomina de Valter e que quer por à prova as capacidades de detective de Rodrigo, alegando que é tudo pelo bem de Portugal.

Valter idealiza e manda executar um crime repugnante ao mesmo tempo que faz um ultimato a Rodrigo. Este tem 15 dias para perceber qual o fio condutor de uma série de crimes que Valter irá executar e prender o assassino, caso contrário, um membro da família de Rodrigo morrerá. 

Para o ajudar, Rodrigo conta com a ajuda de outro detective seu parceiro, o Fábio, que embora jovem é muito ambicioso e competente, e do seu amigo de longa data, o professor Óscar. Juntos conseguem ir descobrindo os sinais e traduzir as mensagens de Valter encontrando, de facto, o fio condutor, mas Valter está sempre um passo à frente, e brinca com a mente do detective...

Finda a leitura deste livro, fico ansiosa pela publicação do próximo, porque estou muito curiosa em saber quem é Valter e, principalmente, saber o que o motiva. O que faz um ser humano considerar que o seu objectivo de vida é prejudicar e infernizar a vida de outro ser humano, que aparentemente não lhe fez mal nenhum? Intrigante!

Classificação: 7,5/10

Sem comentários: