Opinião... Camilla Läckberg * A Princesa de Gelo


Data Início: 23-01-2015
Data Fim: 02-02-2015

AutorCamilla Läckberg
Título: A Princesa de Gelo
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789897261640
N. Páginas: 464

Sinopse:
Quando regressa à sua cidade Natal, Erica Falk encontra uma comunidade envolvida em tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex é só o princípio do que está para vir. Tudo leva a crer que Alex se suicidou, mas quando começa a escrever uma evocação para ler no funeral da amiga, Erica vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Conhece Patrik Edstrom, que investiga o caso e os dois acabam por formar uma equipa para resolver o enigma da morte de Alex e trazer ao de cima a verdade de um passado perturbador. 

Comentário:
Já aqui referi num post mais antigo que as expectativas condicionam, em muito, a minha avaliação de um livro. E este voltou a "sofrer" desse mal!
Tanto que ouvi falar desta autora e dos seus policiais de perder o fôlego, estava à espera de algo do género de Stieg Larsson, forte e poderoso que não nos deixa largar o livro até a história terminar. Mas não foi o caso...

Não quero com isto dizer que o livro não é bom, a história é interessante e a trama bem desenvolvida, mas não é de tirar o fôlego nem arrebatadora!

A história tem início com a descoberta do cadáver de Alex na banheira de sua casa, com os pulsos cortados. Erica, sua amiga de infância, com quem entretanto perdera o contacto, é quem vê o corpo e avisa a polícia. Mas depressa a polícia percebe tratar-se de um assassinato e não de um suicidio.
Erica não consegue deixar de pensar nisso e decide fazer umas investigações por sua conta e risco. Com isto consegue desenterrar histórias antigas que ninguém queria ver desvendadas. Por outro lado, Patrick, agente da polícia incansável e profissional, luta por descobrir quem matou Alex e descobre muito mais do que aquilo que estava à espera.

Entretanto, Erica e Patrick, também eles amigos de infância, reencontram-se e acabam por se apaixonar.

Muitos outros personagens enriquecem a história e levam-nos para pistas erradas de quem poderá ser o assassíno: o marido traído de Alex, o amante de Alex, o pai do filho que Alex trazia na barriga quando morreu e que ninguém sabe quem é, a irmã Julia, Jan, o filho adoptivo da mulher mais rica da localidade, o filho legitimo da mesma mulher, desaparecido há anos. Todos são possibilidades, todos têm motivos aparentes...

Como referi no início, a história é interessante e faz sentido. Mas não é brilhante e surpreendente. E achei que ficaram algumas pontas soltas que deviam ter sido abordadas no final, como por exemplo, a história da irmã de Erica, vitima de violência doméstica, ou o que aconteceu à casa da famiia de Erica.

Classificação: 7,5/10

Sem comentários: