Opinião... R. J. Palacio * Milagre

Data Início: 08-01-2015 
Data Fim: 12-01-2015

AutorR. J. Palacio
Título: Milagre
Editora: ASA
ISBN: 9789895579655
N. Páginas: 368

Sinopse:
«Prepare-se, porque este livro vai abrir-lhe os olhos e aquecer-lhe o coração, e vai dar por si a dar vivas a August.»
Judy Hobbs. Third Place Books.
«Não vou descrever o meu aspeto. Seja o que for que possam pensar, é pior. August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola. Contado a várias vozes, é uma história emotiva das dificuldades que tem de superar uma criança com uma terrível deformação e um relato do milagre que é a vida.»

Comentário:
Quando li, na capa do livro, "Não vos vou descrever a minha cara. Seja o que for que possam pensar, é pior!", preparei-me para um livro de dor e revolta de alguém com uma cara desfigurada. 
Mas este livro é antes uma lição de vida, uma história escrita de forma bem real e que vem provar que o interior de cada um de nós é muito mais forte do que o nosso aspecto físico. É uma história de esperança e redenção da raça humana.

August é um menino que nasceu com uma deficiência genética, que lhe provocou a deformação da face. Mesmo depois de inúmeras cirurgias plásticas, August vive ainda o terror de ser apontado na rua, ou, pior ainda, ver as outras crianças fugirem dele a sete pés. 
Numa tentativa de o proteger, os pais decidiram educá-lo em casa até ao 5º ano, mas chega a altura de August frequentar a escola pela primeira vez e enfrentar o mundo real. Obviamente a chegada à escola é muito dolorosa para ele, que se viu o centro das atenções pelos piores motivos. 
Mas August é acima de tudo um menino forte e determinado, que aos poucos consegue que os seus colegas o vejam muito para além do seu rosto.

Ao ler este livro, lembrei-me muito de um outro que li há algum tempo e que gostei muito - O Quarto de Jack. Também este livro é contado na primeira pessoa por uma criança. E o que aparenta ser uma linguagem simples e infantil, contém muito mais sentimento do que qualquer outra leitura, tornando estes livros muito especiais.

"Milagre" é um livro que todos deviam ler. Se racionalizarmos, a aparência física não pode ser impeditivo de querermos bem a alguém, e muito menos ser a razão para nos afastar da pessoa como se da peste se tratasse. Mas será que essa é a nossa primeira reacção quando confrontados com a situação? August ajudou-me a crescer e a reagir de forma diferente!  

Classificação: 9,5/10

2 comentários:

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá!

Já há muito que ando para ler este livro e fica sempre para trás.

Já vi muitas opiniões deste livro e todas são óptimas!

Tenho mesmo que o ler.

Beijinhos e boas leituras!

Maria João disse...

Olá Isaura.

Lê sim, porque vale mesmo a pena. Eu gostei muito.

Boas leituras.
Um beijinho,
Maria Joao