Opinião... Carla M. Soares * Alma Rebelde

Data Início: 22-09-2014 
Data Fim: 26-09-2014

AutorCarla M. Soares
Título: Alma Rebelde
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720043375
N. Páginas: 288

Sinopse:
No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios. Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança. Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor. Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?

Comentário:
Quando lemos romances históricos, em regra, lemos sobre casamentos combinados pelos pais, com casais que se odeiam ou, no mínimo, se ignoram. Homens que usam e abusam das mulheres que "compraram" aos pais. E, de facto, reza a história que tal aconteceu com frequência, mas será que foi sempre este o final da história?
Carla M. Soares, resolveu dar-nos a conhecer a história de Joana, cujo futuro parecia comprometido, mas que se revelou afinal uma história feliz!

Joana é trocada por títulos de nobreza pelo seu pai. E sofre com o que irá ser o seu destino ao ponto de pensar que morrer seria melhor. Para mais, tem o exemplo da prima, também ela "vendida" pelo pai e casada com um velho que não a respeita. Quando empreende a viagem que parece não ter fim de Lisboa a Pero da Moça, Joana não acalenta qualquer esperança de vir a ter uma vida boa, para mais num local tão distante de tudo e de todos. Para piorar ainda mais a sua situação, quando chega, descobre que o seu prometido não está em casa à sua espera. Mas, do seu convívio inicial com a futura sogra, D. Ana, Joana descobre que se sente bem nesta casa e que está a criar laços de amizade com ela. E quando finalmente conhece o seu noivo, tudo aquilo que imaginou não se verifica. Ele é bonito, é extrovertido, é controverso e, acima de tudo, respeita-a e quer casar por amor e não por interesses. Mas será isto possível? Joana terá ainda assim que contar e enfrentar o feitio difícil do seu sogro. Será ele a ensombrar a sua vida?

Gostei muito da escrita de Carla M. Soares, que nos retrata a época sem que a linguagem entre os personagens seja cansativa. Gostei muito da história e do facto de Carla ter optado por um caminho pouco convencional. Gostei da parte final, do nó na garganta que me provocou (quem ler, vai saber porquê). 
Não conhecia a autora, mas fiquei agradavelmente surpreendida e irei, com certeza, continuar a seguir o seu trabalho, porque este é um muito bom livro!

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: