Opinião... Donato Carrisi * O Tribunal das Almas

Data Início: 04-08-2014 
Data Fim: 10-08-2014

AutorDonato Carrisi
Título: O Tribunal das Almas
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720043948
N. Páginas: 424

Sinopse:
«Estava à tua procura. Encontrei-te. És a pessoa certa... Agora, mata!»
Marcus é um homem sem passado. A sua especialidade: analisar as cenas de crime para reconhecer o Mal nos pequenos detalhes e solucionar homicídios aparentemente perfeitos. Há um ano, foi gravemente ferido e perdeu a memória. Hoje, é o único que poderá salvar uma jovem desaparecida. Este peculiar investigador enfrenta, porém, um desafio ainda maior: alguém está a usar o arquivo criminal da Igreja para revelar a verdade sobre crimes nunca oficialmente resolvidos. Assassinos são colocados perante os familiares das vítimas. Será, passado tanto tempo, saciado o desejo de vingança? Passarão os inocentes a culpados? Ou será, finalmente, feita justiça? 

Comentário:
Este é o primeiro livro que leio de Donato Carrisi e já ouvi dizer que não é o melhor dele. Mas se gostei tanto deste, imagino dos outros!

Adoro um livro que me troca as voltas, que me leva vertiginosamente numa direcção para, de repente, virar e seguir um caminho diferente. Um livro que "brinca" com a minha cabeça, que vai revelando aos poucos para estimular e espicaçar ainda mais a minha curiosidade.
E "O Tribunal das Almas" é mesmo assim, uma história complexa, que nos vai fornecendo informação e vai revelando a trama através das várias personagens que vão interagindo ao longo do livro.

Tenho alguma dificuldade em escrever este comentário, porque me apetece falar e falar da história, dos vários personagens e das descobertas sem fim. Mas não o vou fazer, porque seria tirar o prazer da leitura a quem o lê.

Donato apresenta-nos aos penitenciários, membros da igreja que se dedicam a investigar crimes graves confessados a padres que, pela sua gravidade, não têm capacidade de avaliação e os remetem para o Tribunal das Almas, o Tribunal onde são analisados esses casos e onde a obsolvição é decidida por entidades superiores dentro da Igreja.
Ao longo do livro assistimos a vários casos graves (assassinios, violações, desaparecimentos) sem que a polícia tivesse encontrado solução, mas para os quais, de súbito, os familiares e amigos das vitimas têm acesso a informação ou são colocadas em situações que lhes permitem optar pela vingança ou pelo perdão. Quem será esta espécie de justiceiro?

É uma história que nos fala do confronto entre o Bem e o Mal, da forma como o ser humano gere e age em função das vivências passadas.

Fiquei fã de Donato Carrisi, adorei a escrita dele. Fiquei também cheia de vontade de reler este livro, para, agora que sei como termina, percorrer a história com uma nova visão, para estar atenta a outro tipo de pormenores! Brilhante!

Classificação: 9/10

Sem comentários: