Opinião... Cecelia Ahern * Um Lugar Chamado Aqui

Data Início: 11-08-2014 
Data Fim: 17-08-2014

AutorCecelia Ahern
Título: Um Lugar Chamado Aqui
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722340878
N. Páginas: 343

Sinopse:
Sandy Short tornou-se obcecada por coisas e pessoas perdidas, desde que, ainda criança, uma sua colega desapareceu sem deixar rasto. Desde então não conseguia descansar enquanto, pelo menos, não descobrisse uma pista que fosse daquilo que desaparecera. Até que um dia ela própria desapareceu... Este é um encantador conto onde a magia, o humor e as vicissitudes da inesperada busca se fundem harmoniosamente para criar um envolvimento que prende o leitor. No fundo, trata-se da história de uma mulher à procura de si mesma, contudo, nesta divertida parábola, a autora explora temas ligados ao sentido profundo da vida, como conservar, deixar ir ou perder, mas também lidar com a identidade face à passagem do tempo, recordar as suas raízes e apreciar o valor do amor. 

Comentário:
Cecelia Ahern escreve de forma mágica e, em cada livro, transporta-nos para outro mundo, para um lugar tranquilo, onde nos sentimos em paz. 
E o Aqui de que nos fala o título deste livro é assim mesmo, um local calmo, onde não existe stress, nem discussões, nem roubos.

Sandy Shortt é uma mulher atormentada por um acontecimento ocorrido quando tinha 10 anos, que foi o desaparecimento súbito da sua vizinha da frente com a mesma idade. Apesar de não serem amigas, esta tragédia afetou de tal forma Sandy que esta passou a viver toda a sua vida em função das coisas perdidas e, principalmente, das pessoas perdidas. Enveredou até por uma carreira profissional na polícia para ajudar a encontrar pessoas perdidas, mas não vendo os frutos que pretendia, decide abrir uma agência para procurar pessoas desaparecidas.
E é contactada por Jack, um homem com a vida em suspenso porque não aceita que o seu irmão mais novo tenha desaparecido há um ano atrás. Por isso, faz tudo ao seu alcance para continuar com as buscas ainda que as autoridades já tenham arquivado o caso. Quando descobre a agência de Sandy não hesita em contactá-la e, telefonicamente, desenvolve-se entre eles uma auto-ajuda em busca do irmão de Jack. Dias mais tarde, Sandy combina encontrar-se com Jack pessoalmente, mas não comparece ao encontro, deixando Jack ainda mais deprimido. Mas quando ele descobre o carro de Sandy abandonado na floresta, com documentação do seu irmão e pertences pessoais, decide empreender uma nova busca, desta vez atrás de Sandy, que ele acredita ser a chave para encontrar o irmão. Mas Sandy não está já junto deles, ela foi parar, sem saber como, a Aqui...

Gostei muito deste livro. O desaparecimento de pessoas é um assunto muito sensível e incomodo. Como é possível algumas pessoas desaparecerem sem deixarem rasto num mundo actual com tanta tecnologia ao dispor de todos? Algumas partes do livro deixam um nó na garganta, como a situação da maioria dos familiares de pessoas desaparecidas deixarem a luz do alpendre sempre ligada para o caso do pessoa aparecer. Ou pessoas que se recusam a sair de casa por períodos longos de tempo pela mesma razão. 
Cecelia dá-nos uma nova visão do seu paradeiro, coberta de magia é certo, mas reconfortante! 

Classificação: 8/10

Sem comentários: