Opinião... J. Pedro Baltasar * Linhas Invisíveis

Data Início: 22-05-2014 

Data Fim: 30-05-2014

AutorJ. Pedro Baltasar
Título: Linhas Invisíveis
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895107827
N. Páginas: 620

Sinopse:
Há uma linha que nos une a todos. Paira sobre nós, suspensa e inocente.
Observa-nos... Estuda-nos.
Se puxada por uns, pode provocar a queda de outros. Porque de uma forma ou de outra, como num tabuleiro de xadrez, todas as nossas vidas se cruzam. Todos os nossos actos.
Há uma outra linha, porém, mais ténue e dissimulada, que marca a fronteira entre o bem e o mal. Poderemos nós,... qualquer um de nós atravessá-la e, passar de pacato e inofensivo cidadão a... assassino implacável?
Que razões nos podem levar a fazê-lo?
O ódio e a vingança?
O sofrimento?
O amor?
É que... todos estamos ligados por... ... Linhas Invisíveis

Comentário:
Que agradável surpresa este livro! De um autor que eu não conhecia, nem tinha sequer ouvido falar antes de "Linhas Invisíveis". 
Gosto muito de me sentir empolgada com uma história escrita por autores portugueses. Infelizmente existe uma opinião generalizada que o que é estrangeiro é que é bom, e este livro vem contrariar esta máxima. Cheio de acção e com um desenvolvimente muito interessante, entre o passado e o presente, vai-nos desenrolando este novelo de linhas invisíveis mas tão palpáveis!

Não me vou alongar muito na história em si, porque é o elemento surpresa que o torna interessante. As personagens principais são muito bem caracterizadas e no decorrer destas quase 600 páginas vamos percebendo o que vai na mente de cada um deles e no que as suas experiências de vida condicionam as acções presentes, principalmente Dave que as leva ao extremo. 
Dave era o típico adolescente nerd, isolado, com sentimentos de inferioridade, com notas medianas na escola, que, no fundo, não tinha destaque em nada na sua vida. Carol era exactamente o contrário, a miúda gira da escola, inteligente, bonita, sempre com boas notas e com uma legião de fãs sempre atrás. E Carol decide, no seu jogo de sedução, envolver-se com Dave, que se vê, de um momento para o outro, no centro das atenções... Mas os contos de fada não duram para sempre e depressa Dave acrescenta ao seu já extenso rol de desilusões e mágoas, a sua primeira desilusão amorosa.
Mais de 20 anos depois uma série de assassinatos agressivos voltam a trazer ao de cima histórias há muito enterradas...

Gostei muito da história, da escrita, do intercalar de capítulos presentes e passados e da forma como esta teia nos é contada. É um livro inteligente e que trás horas de agradável leitura. Gostei muito.

Classificação: 9/10

Sem comentários: