Opinião... Judy Blume * Irmãs de Verão

Data Início: 24-04-2014 

Data Fim: 29-04-2014

AutorJudy Blume
Título: Irmãs de Verão
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789892316857
N. Páginas: 352

Sinopse:
«Por um momento, foi como se nunca se tivessem separado. Ainda são, e serão para sempre, as irmãs do verão. O resto é um erro, uma piada de mau gosto.»
Vix Leonard tem doze anos quando conhece a estonteante e temerária Caitlin Somers. À medida que os dias de aventuras ousadas dão lugar a noites de descobertas tímidas, Vix e Caitlin aproximam-se ainda mais, graças às dificuldades do processo de crescimento, ao refúgio na sensação de pertencerem a alguém e ao pacto de Nunca Serem Vulgares... Até ao verão arrasador em que um rapaz da terra altera tudo. Anos mais tarde, a vida separa-as, mas a marca da amizade que as uniu mantém-se. Quando Caitlin pede a Vix que regresse a Martha`s Vineyard para o seu casamento, Vix sabe que não se recusará a ir. Quer compreender o que aconteceu nesse verão em que tudo foi destruído... e porque é que a sua melhor amiga ainda tem o poder de lhe partir o coração. 

Comentário:
Ler este livro foi como andar numa montanha russa... Adorei o início do livro, não gostei nada do meio e voltei a gostar do final... O que torna extremamente dificil a tarefa de o comentar.

Vix é uma menina de 12 anos, proveniente de uma familia de classe baixa, com 3 irmãos, um dos quais com deficiência. Caitlin é uma menina de 12 anos, filha de pais separados, que vive com a mãe durante o ano e passa as férias de Verão com o pai na Vineyard. E é nesse Verão que Caitlin decide convidar Vix para passar as férias grandes com ela. O convívio intenso entre ambas torna-as nas melhores amigas. Juntas põem fim à infância e descobrem a adolescência com todos os altos e baixos que lhe estão subjacentes.
Por circunstâncias da vida de cada uma delas, acabam por se afastar anos mais tarde, mas um telefonema de Caitlin a convidar Vix para ser madrinha do seu casamento vem de novo reacender sentimentos esquecidos.

Pelo meio existem inúmeras personagens, com histórias de vida diferentes: Lamb, o pai de Caitlin que tenta refazer a sua vida ao lado de Abby; Daniel, filho de Abby que não quer sequer tentar aceitar a nova vida da mãe; Von e Bru, amigos e residentes na ilha, que serão durante muito tempo os amores de Verão de Caitlin e Vix; Nathan, o irmão com deficiência de Vix; Ed, o pai reservado de Vix; Phoebe, a mãe de Caitlin, que quer viver uma vida livre. São todos personagens que vivem em redor das duas personagens principais e que enriquecem a história.

Gostei do tema da história, do início desta amizade. Mas a meio do livro, os Verões consecutivos onde nada de novo acontece e com descrições muito semelhantes tornaram a leitura entediante. Apenas no final, quando cada uma segue a sua vida, depois da faculdade e já em ambiente de trabalho a história voltou a despertar-me o interesse. E o final deixou-me um gosto agri-doce...

Um nota final, infelizmente negativa, para a revisão deste livro. A quantidade de erros que contém revela um trabalho pouco cuidado na sua edição.

Classificação: 6,5/10

Sem comentários: