Opinião... Erica Bauermeister * Ingredientes para o Amor

Data Início: 10-04-2014 

Data Fim: 15-04-2014


AutorErica Bauermeister
Título: Ingredientes para o Amor
Editora: Quidnovi
ISBN: 9789896281465
N. Páginas: 198

Sinopse:
Uma vez por mês, numa segunda-feira à noite, oito alunos de um curso de culinária reúnem-se no restaurante de Lilian para mais uma aula. Entre eles encontram-se Claire, uma jovem mãe ainda a habituar-se a esta sua nova identidade, Tom, um advogado cuja vida foi virada do avesso por uma grande perda, Antonia, uma designer de cozinhas italiana que está a tentar adaptar-se à vida na América e Carl e Helen, um casal já idoso cuja longa relação guarda surpresas de que o resto da turma nunca poderia suspeitar. Os alunos começam a aprender a arte que está por detrás das inspiradoras refeições criadas por Lilian, mas rapidamente se torna claro que todos andam, na realidade, à procura de uma receita para qualquer coisa que está muito além da cozinha. Um por um, vão sendo, pois, transformados pelos aromas, os sabores e as texturas do que vão criando, como por exemplo um bolo branco que desencadeia uma série de reflexões sobre a doce fragilidade do amor e um molho de tomate e alho que parece fazer desabrochar uma paixão mas esmorecer outra. Com o tempo, os percursos destas pessoas vão-se entrecruzando e a essência da arte culinária de Lilian vai extravasando do restaurante para os recantos mais ocultos das suas vidas, com resultados muitas vezes surpreendentes e sempre deliciosos. 

Comentário:
Adoro livros cujo tema se centra na cozinha e na culinária. E, por isso, este livro só não me encheu completamente as medidas porque acabou cedo demais... Gostava que tivesse mais desenvolvimento, gostava de conhecer melhor cada um dos oito alunos que frequentam as aulas de segunda-feira à noite e, principalmente, de conhecer melhor o percurso de Lillian, a professora.

Lillian era pequena quando o pai abandonou a sua mãe, que se fechou nos livros deixando a sua filha e as tarefas domésticas relegadas para segundo plano. Cedo Lillian aprendeu a cozinhar e cedo também percebeu que esse seria o veículo para chegar de novo à sua mãe. 
Anos mais tarde, Lillian tem um restaurante acolhedor e de sucesso e, às segundas-feiras à noite, dá cursos de culinária para aqueles que querem, de facto, aprender a cozinhar com alma e coração. E é neste curso que encontramos pessoas tão diferentes como Claire, uma jovem mãe com dois filhos pequenos a quem se dedica a 100% e que encontra neste curso um escape e um novo rumo. Ou o casal maduro Helen e Carl que partilham há anos uma vida em comum, pautada de altos e baixos, mas com a certeza que estarão sempre juntos. Ou ainda Ian, tímido e solitário que encontra nestas aulas o seu amor!

É um livro muito agradável de ler, onde se sentem sabores e cheiros, e se aprende o que é cozinhar com alma. A sua estrutura é muito interessante, porque cada aula é um capítulo e, ao mesmo tempo, dá-nos a conhecer cada uma das personagens. Muito bom, mas soube a pouco...

Classificação: 8/10

Sem comentários: