Opinião... Christiane F. com Sonja Vukovic * A Minha Segunda Vida

Data Início: 14-03-2014 

Data Fim: 19-03-2014

AutorChristiane F. com Sonja Vukovic
Título: A Minha Segunda Vida
Editora: Bizâncio
ISBN: 9789725305409
N. Páginas: 288

Sinopse:
A vida de Christiane F. deu a volta ao mundo. Milhões de jovens cresceram com as confissões trágicas desta adolescente alemã, de 13 anos, drogada, prostituta. E depois? Qual foi o seu destino? Sem subterfúgios, tendo como pano de fundo o mundo da droga e as relações que se estabelecem, aquela que o mundo conhece como Christiane F. conta tudo neste livro, com uma franqueza surpreendente. 

Comentário:
Poucas serão as pessoas da minha geração que não leram "Os Filhos da Droga" na adolescência. E eu não fui excepção, claro! E terá sido um dos livros que ficou mais marcado na minha memória dessa época (engraçado, que ainda me lembro perfeitamente de onde o li e quando!).
Quando li a noticia de que iria ser lançado o livro "A Minha Segunda Vida" pela mão da editora Bizâncio, não tive dúvidas que era um livro a ler obrigatoriamente.

No entanto, devo confessar que este segundo livro sobre a história de Christiane F. ficou bastante aquém das minhas expectativas.
Nele, Christiane conta-nos o que foi o resto da sua vida até aos dias de hoje, agora com 51 anos, como se tornou um sucesso internacional que a tirou definitivamente do anonimato.
A sua vida continuou a ser desregrada como até então, com as drogas sempre presentes e muitas acções irreflectidas com consequências na sua vida e na sua saúde.

Especialmente na primeira parte do livro achei a história pouco interessante, com muita explicação da sua entrada no mundo da música, onde conheceu inúmeros cantores e bandas famosas. São muitos nomes alemães, de locais na Alemanha, que dificultam imenso a leitura (pelo menos para mim, que não digo nem entendo uma única palavra em alemão).
Na segunda metade do livro, principalmente depois do nascimento do seu filho, o livro torna-se mais interessante, mas mesmo assim pontuado de alguns momentos de dispersão que dificultam a leitura.

É um livro cru, sofrido, uma história de vida que merece ser lida para alertar para os problemas e ratoeiras do submundo (dorgas, alcóol, prostituição). No entanto, não ficará entre os meus preferidos.

Classificação: 6,5/10

Sem comentários: