Opinião... Robert Galbraith * Quando o Cuco Chama

Data Início: 11-02-2014 

Data Fim: 18-02-2014

AutorRobert Galbraith
Título: Quando o Cuco Chama
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722351539
N. Páginas: 496

Sinopse:
Quando uma jovem modelo cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra - com sequelas físicas e psicológicas - e a sua vida está um caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrio tudo se torna - e mais se aproxima de um perigo terrível...
Envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres, "Quando o Cuco Chama" é o aclamado primeiro romance policial de J. K. Rowling, escrito sob o pseudónimo Robert Galbraith
 

Comentário:
Depois de ter lido o primeiro livro para adultos de J.K.Rowling "Uma Morte Súbita" e ter ficado muito desiludida com o livro tive alguma renitência em ler este "Quando o Cuco Chama". Mas li várias opiniões na blogosfera e todas elas favoráveis, pelo que fiquei curiosa e não resisti.
E este livro não desilude. Curioso que o li na semana em que soube que o detective Strike não vai terminar com este livro, porque a autora escreveu já mais uma aventura enquanto Robert Galbraith. E ainda bem!

Lula Landry é uma modelo famosa e requisitada mas com uma vida pessoal cheia de dúvidas. Filha adoptada por um casal rico, veio "substituir" um filho falecido na infância, pelo que sempre foi mimada e super protegida. E está decidida a encontrar a sua familia biológica.
Mas Lula morre caída da varanda da sua casa. As investigações policiais concluiram que se tratou de suicídio, no entanto, o seu irmão John não se convence de tal e contrata os serviços de Strike, um detective particular, para provar que se tratou de homicidio.
Inicialmente Strike aceita o caso apenas porque precisa do dinheiro para pagar as suas dívidas, mas à medida que a investigação prossegue, mais ele se convence que de facto alguém matou Lula. Para o ajudar conta com a ajuda de uma secretária temporária, Robin, que se mostra extremamente eficiente na sua função e o ajuda muito nos contactos com todas as testemunhas do caso.

É um livro cheio de personagens, bem caracterizadas. E apesar destas muitas personagens não é confuso, nem difícil de acompanhar. Gostei da forma como a história se desenrola e como nos leva a crer uma coisa que no final não é verdade! E gosto do final, coerente e não forçado. Está bem escrito e é muito interessante.

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: