Opinião... Hannah Richell * Segredos Submersos

Data Início: 02-12-2013 

Data Fim: 16-12-2013

AutorHannah Richell
Título: Segredos Submersos
Editora: Civilização Editora
ISBN: 9789722633819
N. Páginas: 416

Sinopse:
Os Tides são uma família com segredos sombrios. Marcados pelos acontecimentos de um dia trágico, há dez anos, cada um deles, à sua maneira, tenta seguir com a sua vida.
Dora, a filha mais nova, vive num armazém degradado no East End com o seu namorado artista, Dan. Está a conseguir levar uma vida calma - mas quando descobre que está grávida, a notícia deixa-a abalada e leva-a a recordar uma culpa de longa data. Ao voltar a Clifftops, a casa da família situada no alto da costa de Dorset, Dora tem de enfrentar o seu passado. Clifftops não mudou nos últimos anos e, ao percorrer as suas divisões e jardins, Dora ainda consegue sentir o eco daquele terrível dia de verão em que a vida dos Tides mudou para sempre. Quando Dora começa a procurar pistas dos acontecimentos daquele dia fatídico, dá-se conta de que o caminho para a redenção pode estar na sua irmã problemática, Cassie. Se Dora conseguir arrancar a Cassie os segredos que ela jurou levar consigo para o túmulo, talvez consiga a redenção. Mas será que segredos antigos podem realmente ser perdoados? E mesmo que se consiga perdoar e esquecer, como é que nos permitimos amar de novo?

Comentário:
Bom... este livro não foi propriamente fácil de ler. Por diversas vezes formou-se um nó intenso na minha garganta que me fez parar a leitura e abstrair. A perda de uma criança pequena, de 3 anos, é um tema sensível e profundo que me incomoda particularmente. E quem é mãe sabe bem do que estou a falar...

Neste livro, Hannah Richell retrata uma familia despedaçada por um trágico acidente do qual todos se sentem culpados, pelas mais variadas razões. O pai Richard porque estava ausente, a mãe Hellen porque estava num encontro furtuito em vez de estar junto dos filhos, a irmã mais velha Cassie porque colocou os seus interesses à frente dos do irmão e a irmã mais nova Dora porque foi comprar gelados e deixou o irmão para trás para ser mais rápida a viagem.
A vida adulta destas duas irmãs foi fortemente condicionada pelos respectivos sentimentos de culpa bem como pela incapacidade dos pais de ambas de ultrapassarem a situação e apoiarem as filhas. Mas a chegada de uma gravidez inesperada de Dora, faz com ela queira resolver o passado da familia para seguir em frente. É apenas a ponta do iceberg, mas é igualmente a peça necessária para por em marcha a redenção de que todos necessitam.

É um livro poderoso, intenso, magoado e cheio de esperança. Os sentimentos transparecem de forma exemplar e é impossível não sofrer juntamente com esta familia. Muito bom!


Classificação: 9/10

2 comentários:

Clarinda disse...

Vou começar agora.
Espero gostar tanto como tu!

Bjinho

Maria João disse...

Boa leitura Clarinda! Espero que gostes!

Beijinhos