Opinião... Joël Dicker * A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert

Data Início: 19-09-2013

Data Fim: 29-09-2013

AutorJoël Dicker
Título: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Editora: Alfaquara
ISBN: 9789896721824
N. Páginas: 664

Sinopse:
Verão de 1975, Aurora.
Nola Kellergan, uma jovem de 15 anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia nada descobrem.
Primavera de 2008, Nova Iorque.
Marcus Goldman, jovem escritor, vive atormentado com uma crise de página em branco, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso inesperado. Sente-se incapaz de escrever, e o prazo para entregar o novo romance expirará dentro de poucos meses.

Junho de 2008, Aurora. 
Harry Quebert, professor universitário e um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola Kellergan, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Alguns meses antes, Marcus, amigo e discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do desaparecimento da jovem.
Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação. O objectivo é salvar a sua carreira, escrevendo um livro sobre o caso mais quente do ano, e dar resposta à incógnita que inquieta toda a América: Quem matou Nola Kellergan?

«Toda a gente falava do livro. Esta é a primeira frase do romance "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert": uma profecia que se cumpriu, pois o livro de Joël Dicker já se transformou num fenómeno mundial.»
Le Monde

Comentário:
Considero que o grande problema deste livro foi a imensa publicidade em torno dele, que consecutivamente o comparou com o fenómeno literário que foi Stieg Larsson. Esta comparação criou expectativas que distorçem a avaliação.

Distanciando-me deste facto, e analisando o livro apenas por si só, achei o livro muito interessante e bem escrito. Dá voltas e voltas na história, mas é coerente que é a peça fundamental neste tipo de thrillers.

Tudo começa quando Marcus Goldman, após um estrondoso êxito com o seu primeiro livro, se sente incapaz de escrever um novo romance. Pressionado pela sua editora, com a qual assinou um contrato milionário, Marcus procura ajuda junto de Harry Quebert, seu professor na faculdade e também ele escritor de sucesso.
Por isso passa a viver temporariamente em Aurora, na casa do seu amigo que o ajuda a compreender o que é afinal escrever e ser um escritor de verdade.

Tudo se precipita quando o corpo de Nola, uma jovem de 15 anos, desaparecida há 30 anos é encontrado enterrado no jardim da casa de Harry e este é preso, considerado culpado pela sua morte.

É então que Marcus decide escrever um livro, no qual procurará a verdade sobre este caso e assim, ilibar o seu amigo, que ele considera inocente. Mas a história é muito mais do que parece e Marcus irá ver-se envolvido numa trama imensa da qual terá muita dificuldade em sair.

É um livro muito interessante, com grandes reviravoltas e com uma caracterização de personagens muito interessante. As suas quase 700 páginas poderão intimidar alguns leitores, mas acho que vale muito a pena percorrê-las. Não transcrevo aqui a última parte do livro por motivos óbvios, mas acho que ela encerra tudo aquilo que um leitor sente quando lê um bom livro! Está brilhante! 

Classificação: 9,5/10

Sem comentários: