Opinião... Lucinda Riley * Uma Espia no Meu Passado

Data Início: 28-07-2013

Data Fim: 06-08-2013

AutorLucinda Riley
Título: Uma Espia no Meu Passado
Editora: ASA
ISBN: 9789892323619
N. Páginas: 496

Sinopse:
Côte d’Azur, 1998. Émilie lutou sempre contra o seu passado aristocrático. Agora, com a morte da mãe, é obrigada a confrontá-lo pois é a única herdeira do imponente castelo da família. Mas com a casa vem uma pesada dívida e muitas interrogações: qual era a finalidade do quarto secreto que descobre por baixo da adega? Quem é a misteriosa Sophia, que assina um comovente caderno de poemas? Quem foram os protagonistas da trágica paixão que mudou o curso da história da família? Londres, 1943. Em plena Segunda Guerra Mundial, a inexperiente Constance Carruthers é recrutada pelos serviços de espionagem britânicos e enviada para Paris. Um incidente separa-a do seu contacto na Resistência Francesa, obrigando-a a refugiar-se junto de uma família aristocrata que entretém membros da elite de Hitler ao mesmo tempo que conspira para libertar o país. Numa cidade repleta de espiões e no auge da ocupação nazi, Constance vai ter de decidir a quem confiar o seu coração. Constance e Émilie estão separadas por meio século mas unidas por laços que resistiram à força demolidora do tempo. Os segredos que o passado encerra pulsam ainda em busca de redenção.

Comentário:
Lucinda Riley está seguramente a tornar-se numa das minhas escritoras preferidas! Este seu segundo livro editado em Portugal é tão bom ou melhor que o primeiro "A Menina na Falésia"! É uma história fabulosa, vivida em dois tempos diferentes que se vão intercalando ao longo do livro.


Émilie é uma jovem que após a morte da sua mãe se vê sózinha no Mundo e herdeira de um castelo. Apesar de ter vivido toda a vida nele, Émilie sente que não é o seu lar e que não tem vinculos afectivos ao mesmo. Até ao momento em que Sebastian entra na sua vida, sem ela saber bem de onde e se apaixonam. Sebastian que é neto de Constance, uma mulher treinada pela reino britânico para ser espia em França durante a ocupação nazi e com uma forte ligação ao castelo dos antepassados de Émilie.

Ao desbravar a história de Constance e juntamento com ela, a dos seus pais e a do castelo, Émilie acaba por descobrir muito mais do que alguma vez imaginou e com estas descobertas alterar irremediavelmente o seu presente, porque nem tudo o que parece, é...

A história é-nos contada intercalada entre a actualidade - a vida de Émilie e o passado na personagem de Constance. As mudanças de época estão muito bem enquadradas e toda a história faz sentido. A descrição dos impactos da guerra na vida dos cívis também é brilhante!

É uma história intensa, com história e estórias de vida. E tem um ponto forte que muito me agrada, é extremamente coerente, não deixa pontas soltas e quando pensamos que sabemos o rumo que a história irá ter, sofre uma reviravolta e tudo fica em aberto de novo. Adorei!!!!
Classificação: 9,75/10


Sem comentários: