Opinião... Susana Rosária Castro * Mil Pontos de Luz


Data Início: 20-02-2013
Data Fim: 26-02-2013

AutorSusana Rosária Castro
Título: Mil Pontos de Luz
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789896978822
N. Páginas: 428

Sinopse:

Rudolfo transformou-se num homem sombrio, dedicado a fazer companhia à sua própria solidão. Para ele, apenas o silêncio da sua casa e o denso escuro da noite cerrada lhe consolam a alma. Quando era ainda uma criança, Rudolfo acordou, numa inocente brincadeira, um dom que o acompanhava de nascença e que lhe revelou algo terrível.

Toda a sua vida mudou a partir desse momento. Depois conheceu Carolina e o amor que sentiu de imediato por ela arrancou-lhe do peito o coração e colocou-o nas mãos desta bela mulher. Agora, nada mais importa senão tê-la ao seu lado, e para isso, Rudolfo tem de lutar contra o seu próprio destino.


Comentário:
Este livro tem uma história muito interessante e original. Na minha opinião perdeu muito pela quantidade de divagações e descrições, que a autora usa e abusa. O mesmo livro com menos umas 200 páginas e seria quanto a mim, um excelente livro. Assim torna-se cansativo e repetitivo.

Rudolfo era ainda uma criança quando percebeu que conseguia saber quando alguém iria morrer em breve e tudo se tornou mais grave quando antecipou a morte da sua mãe e dos seus três melhores amigos. Apesar de ter tentado de tudo para evitar essas mortes não o conseguiu fazer, ficando ele mesmo em coma durante bastante tempo.
Depois de ter recuperado do acidente, descobre que tem mais uma particularidade que lhe transtorna a vida, consegue ver a luz que cada pessoa irradia das suas mãos, o que se traduz no seu estado de espírito. Desta forma, Rudolfo sente tudo o que as pessoas com quem se cruza sentem: alegria, tristeza, ansiedade, raiva ou medo.

A sua vida é bastante isolada e muito dedicada aos livros como fuga a esta sua realidade até ao dia em que encontra Carolina, a única pessoa com quem ele se cruzou que irradia uma cor dourada, de pura felicidade. Depois de ganhar coragem, fala com ela e acabam por se apaixonar. 
Mas o que Rudolfo não sabe é que a sua luta nesta vida ainda não terminou, porque Cristovão, outra pessoa com a mesma capacidade que ele também descobriu Carolina e não a vai perder sem dar luta.

A forma como a história está construída, com voltas e reviravoltas é muito interessante. Como referi no início, apenas tenho pena que seja tão descritiva, ao ponto de tornar o livro cansativo em algumas partes.

Classificação: 6/10

2 comentários:

Guiomar Ricardo disse...

Foi bom ficar a conhecer uma nova obra de uma nova autora portuguesa. Penso,por isso, k estes Blog´s são muito importantes.

Maria João disse...

Bom dia Guiomar,


obrigada pelo comentário! É bom ter estes feedbacks.

Boas leituras!
Maria João