Opinião... Philippe Pozzo Di Borgo * O Segundo Fôlego

Data Início: 07-01-2013
Data Fim: 09-01-2013

AutorPhilippe Pozzo Di Borgo
Título: O Segundo Fôlego
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722348119
N. Páginas208

Sinopse:
Philippe Pozzo di Borgo é um aristocrata francês, diretor da conceituada casa de champanhes Pommery, que aos quarenta e dois anos vê o seu futuro comprometido quando um acidente de parapente o deixa tetraplégico. Deste acontecimento trágico decorre o encontro improvável entre Philippe e Abdel, um jovem rebelde dos subúrbios de Paris que é contratado como auxiliar para cuidar de Philippe.
O Segundo Fôlego, a autobiografia de Philippe, é o relato humanista e bem-humorado dos anos de convivência entre ambos. Inspirados por esta história verídica, Olivier Nakache e Éric Toledano realizaram um filme com o nome Amigos Improváveis, que conta com François Cluzet e Omar Sy nos principais papéis.


Comentário:
Este é um livro que se lê num Segundo e nos deixa sem Fôlego! É um livro muito longe de brincadeiras, que nos deixa de coração apertado. De facto, é muito difícil ter a noção da magnitude de tudo o que é a vida de uma pessoa que fica tetraplégica. O nosso primeiro pensamento é que se trata de uma pessoa sem qualquer mobilidade, e nem nos passa pela cabeça tudo o resto: escaras, alergias, insuficiências respiratórias, insuficiências renais, dores e mais dores...

Philippe Pozzo di Borgo não é um personagem de um romance trágico, é o autor deste livro e também desta triste realidade. Um salto de parapente mal sucedido deixa-o tetraplégico e toda a sua vida sofre um viragem radical.
Philippe conta tudo o que passou na primeira pessoa, assim como o sofrimento atrós que a sua situação causou na sua familia e amigos. Acresce ainda que a sua mulher Béatrice, entretanto falecida, enfrentou um cancro que a debilitou. Mas é precisamente junto da mulher que Philippe vai buscar forças para enfrentar a sua situação.

Para cuidar dele, surge na sua vida Abdel, um jovem que já passou bastante na sua vida e, que por isso, é um revoltado contra a sociedade. Mas acaba por se tornar numa grande companhia e amizade para Philippe!

É um livro dramático, arrepiante. Philippe ditou para um gravador as suas memórias que foram depois convertidas neste livro que deveria ser de leitura obrigatória!

Classificação: 8/10

Sem comentários: