Opinião... Sara Farinha * Percepção

Data Início: 12-12-2012
Data Fim: 17-12-2012

Autor: Sara Farinha
Título: Percepção
Editora: Alfarroba
ISBN: 9789898455284

Sinopse:
Joana cedo descobriu que os estados emocionais dos outros toldavam o seu racíocinio e moldavam o seu comportamento.
Em busca de uma vida anónima, Joana esconde-se em Londres, procurando ignorar a maldição que a impede de viver uma vida normal. É aí que a sua vida se cruza com a de Mark, um arqueólogo americano que viaja pelo mundo à procura de outros Sensitivos como ele. Joana relutantemente aceita a amizade de Mark, acabando por encontrar nele o seu maior aliado na aprendizagem sobre a vivência de um Sensitivo.
As capacidades crescentes de Joana atraem as atenções não só de Mark como do Convénio, uma organização ilegal que pretende reunir sobre o seu domínio todos os Sensitivos. É apenas quando a sua melhor amiga é posta em perigo, que Joana descobre que a sua maldição pode ser um dom e que a vida ultrpassa todos os seus receios e expectativas.

Comentário:
Imagine que consegue "ler" os sentimentos de todos os que se cruzam por si. Sentir as suas emoções, as suas raivas e frustações, as suas alegrias.
E imagine que não tem forma de desligar esta realidade, portanto, sempre que está junto de outras pessoas não se consegue abstrair.
E quando está numa relação com alguém sabe tudo o que essa pessoa sente e pensa. Complicado não?
É exactamente assim que é Joana, a personagem principal deste livro, que muito me surpreendeu!
Não quero adiantar muito mais a história deste livro para não quebrar o efeito surpresa. O livro tem duas partes distintas, uma primeira onde conhecemos Joana (uma jovem com um dom especial mas que não sabe como lidar com ele) e uma segunda onde descobre que não é a única com esse dom e existe até uma organização ilegal, chamada Convénio, que procura agrupar no seu seio todos os Sensitivos, a todo o custo.

É um livro diferente e original na sua abordagem ao tema que se lê com vontade e com muita curiosidade até ao final! E uma boa sugestão de leitura de um autor nacional!

Classificação: 8/10

Sem comentários: