Opinião... Carlos Daniel * A Morte do Rei de Espanha


Data Início: 24-10-2012
Data Fim: 01-11-2012

AutorCarlos Daniel
Título: A Morte do Rei de Espanha
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789896976958

Sinopse:
Juan Muriel vê o pai agredido e enxovalhado numa esquadra da Guardia Civil. O seu pai é acusado d'Os horrorosos crimes de Cádis e todas as provas apontam nesse sentido. Num enorme quadro, suspenso por cima da secretária do comandante, a figura do Rei legitima toda a violência e todas as infames acusações que se abatem sobre Pedro Olivares e que irão destruir a sua vida e o seu império. Juan Muriel tem apenas dez anos, mas estabelece como único objectivo da sua vida matar o Rei de Espanha. Os anos vão cimentando a sua obsessão doentia. Tem a seu favor um tempo infinito para cumprir a sua vingança e um plano perfeito para a executar. Basta que o Rei venha a Lisboa. Esse dia chegou.

Comentário:
Confesso que não conhecia este autor, Carlos Daniel, mas gostei bastante deste livro. E só não gostei mais, porque julgo que, por vezes, se perde em divagações que não trazem grande valor à história. Mas é sem dúvida uma história interessante e inquietante!

Juan Muriel tinha 10 anos quando assistiu à prisão do seu pai, o homem que era o seu exemplo e ídolo. Após 3 anos de julgamento, os quais Juan acompanhou permanentemente, Pedro Olivares é acusado de ter morto cruelmente 3 pessoas e preso por muitos anos. Neste período decorrido no tribunal, Juan coloca as culpas de todo o processo no Rei de Espanha, e para vingar a inocência do seu pai decide que tem que o matar.

Depois de Pedro ter sido acusado, a familia refugia Juan em Lisboa, e é aqui que ele começa a delinear planos e a avaliar todas as possibilidades para que, quando a oportunidade surgir, não falhar no assassinato do rei de Espanha. E toda a sua vida acenta nesta premissa. Mas quando se questiona se de facto o pai está inocente ou não, as suas bases vacilam...

A acrescentar às dúvidas, Juan reencontra em Lisboa Sara Marques, a sua grande paixão. Também ela fará Juan reavaliar as suas opções.

Mas como em tudo, nem tudo o que parece é...

Gostei muito do enredo, dos acasos, dos episódios que revelam um Juan obcecado por um plano que lhe limita toda a sua existência. É também muito interessante ler cenas que se passam em locais que conhecemos (Infante Santo, Jardim da Estrela) e que conseguimos perfeitamente visualizar!
Como referi no início do comentário, não fossem os apartes que não achei tão interessantes, e o livro seria fantástico! Ainda assim, é muito interessante! E ler o final (pósfacio) é fundamental!

Classificação: 7/10

Sem comentários: