Opinião... Joanne Harris * Sapatos de Rebuçado

Data Início: 25-09-2012
Data Fim: 05-10-2012

Autor: Joanne Harris
Título: Sapatos de Rebuçado
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789724153186

Sinopse:
Sapatos de Rebuçado é mais uma viagem ao mundo encantado de Joanne Harris. Um (esperado) regresso a Chocolate.
Após ter abandonado a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de Chocolate, Vianne Rocher procura refúgio e anonimato em Paris, onde, juntamente com as suas filhas Anouk e Rosette, vive uma vida pacífica, talvez até mesmo feliz, por cima da sua pequena loja de chocolates. Não há nada fora de comum que as destaque de todos os outros. A tempestade que caracterizava a sua vida parece ter acalmado... Pelo menos até ao momento em que Zozie de l’Alba, a mulher com sapatos de rebuçado, entra de rajada nas suas vidas e tudo começa a mudar…
Mas esta nova amizade não é o que parece ser. Impiedosa, retorcida e sedutora, Zozie de l’Alba tem os seus próprios planos - planos que vão despedaçar o mundo delas. E com tudo o que ama em jogo, Vianne encontra-se perante uma escolha difícil: fugir, tal como fez tantas outras vezes, ou confrontar o seu pior inimigo…
Ela própria.


Comentário:
Joanne Harris é magia! Para quem gosta deste género de literatura, os livros de Joanne são a porta de entrada para um mundo fantástico onde tudo pode acontecer
Sapatos de Rebuçado é a continuação de Chocolate. Continuamos a acompanhar Viane Rocher e as suas filhas Anouk e Rosette que se instalam agora em Paris, mais propriamente em Montmatre, tentando levar uma vida normal, sem magia nem segredos. Para trás ficou Roux, e todos os habitantes e amigos de Lansquenet-sur-Tannes.
Vivem dias aparentemente normais, até que Zozie, a mulher dos sapatos de rebuçado, surge na vida delas, tornando-se aos poucos indispensável e levando a que a Chocolaterie renasça e tenha um sucesso inesperado.
Mas tudo tem um preço, e a vinda de Zozie trará de volta o vento da mudança e os Inefáveis, de quem Viane toda a vida fugiu. Será obrigada uma vez mais a fugir?

Gostei muito desta continuação do Chocolate e estou ansiosa por ler o novo livro, Aroma das Especiarias. É um livro cheio de mistério, com personagens muito ricas (até as personagens secundárias são aprofundadas e percebemos anseios, receios e inseguranças por detrás de fachadas de rigidez e beatice) e uma história coerente. Gostei muito e recomendo vivamente a todos os apreciadores do género.

Classificação: 9/10

Sem comentários: