Opinião... Sara Gruen * A Casa dos Primatas

Data Início: 17-09-2012
Data Fim: 24-09-2012

Autor: Sara Gruen
Título: A Casa dos Primatas
Editora: ASA
ISBN: 9789892316246

Sinopse:
Sam, Bonzi, Lola, Mbongo, Jelani e Makena não são símios normais.
Estes bonobos, como outros membros da sua espécie, são capazes de raciocinar e de manter relacionamentos intensos. Mas, ao contrário da maioria dos bonobos, também conhecem a linguagem gestual.
Isabel Duncan, investigadora do Laboratório de Pesquisa da Linguagem dos Símios, não compreende as pessoas mas está perfeitamente à vontade com os animais, em especial com os bonobos…
Quando uma explosão abala o laboratório, ferindo gravemente Isabel e «libertando» os símios, a reportagem de interesse humano de John torna-se a reportagem da sua vida, que o fará pôr em risco a carreira e o casamento. É nessa altura que os bonobos desaparecidos são apresentados num reality show televisivo, emitido em circunstâncias misteriosas e capaz de se transformar no maior - e mais improvável - fenómeno da história da moderna comunicação social. Milhões de fãs ficam colados ao ecrã, a verem os símios a encomendar fast food cheia de gordura, a terem relações sexuais por tudo e por nada e a gesticularem a Isabel para os salvar
.


Comentário:
Sara Gruen é defensora dos animais e isso torna-se evidente na forma como escreve sobre eles.
Em "A Casa dos Primatas" acompanhamos uma familia de Bonobos (uma espécie de primatas, a que mais se aproxima do ser humano, conseguindo entender a nossa linguagem e comunicando através de linguagem gestual) e de Isabel, a cientista que os acompanha neste estudo de linguística. Por outro lado, o jornalista John prepara, juntamente com a sua colega de trabalho Cat, uma reportagem sobre este trabalho brilhante e conclusivo, até ter sido enganado por Cat e levado e despedir-se do jornal para o qual trabalhava.
No entanto, uma explosão no laboratório coloca em risco a vida de Isabel e liberta todos os Bonobos, que desaparecem de súbito.
Mais tarde, Isabel e John descobrem o seu paradeiro da última maneira que achavam possível. Os "seus" bonobos tornaram-se vedetas de televisão, num programa similar a um bigbrother.
E aí começam os seus esforços para os libertar e para descobrir quem está por detrás da situação.

Gostei muito deste livro, porque aprendi bastante com ele, porque tem um tema muito interessante, porque apetece ler sem parar devido à escrita fantástica de Sara Gruen. Inclusive, já me levou a fazer pesquisas sobre estes animais que surpreendem pela sua proximidade connosco. Muito, muito interessante!

Classificação: 9/10

Sem comentários: