Opinião... Rita Micaelo Silva * À Procura de Maria

Data Início: 15-09-2012
Data Fim: 17-09-2012

Autor: Rita Micaelo Silva
Título: À procura de Maria
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789896975463

Sinopse:
Inês é uma jovem jornalista, com seus 30 anos, que luta contra o estranho desaparecimento de sua bebé Maria. No longo caminho de busca, depara com uma série de situações de inércia policial, violência e tráfico humano / pedofilia.
Juntamente com a Inês, o leitor embarcará numa alucinante aventura por um mundo de mistérios, onde nem tudo é o que parece.

Comentário:
Apenas consegui terminar este livro hoje, porque ontem à noite tive que parar de o ler (e eu dificilmente deixo um livro por acabar para o dia seguinte quando estou praticamente no final...). Mas já estava demasiado perturbada e tive "medo" do final...
Inês aparenta uma vida normal com o seu marido Pedro e a filha de ambos Maria. Até que as discussões começam porque Inês só dá atenção a Maria em detrimento da relação de ambos e Pedro tenta que ela veja a realidade: a realidade onde Maria não existe.
Depois de violenta discussão, Pedro sai de casa e leva consigo a alcofa vazia de Maria. Inês começa então uma luta por encontrar a sua filha. Esta busca estende-se por meses e leva-a por caminhos obscuros de pedofilia e corrupção.
Rita Micaelo Silva escreve de forma crua e "entra" na cabela dos diferentes personagens de uma forma que incomoda.
É um livro que merece ser lido, pelo tema e pelas personagens. Só tive pena que o texto esteja escrito de uma forma um pouco telegráfica, sem um desenvolvimento que poderia, em algumas partes, enriquecer o livro. Nos agradecimentos, a autora refere que se trata de uma adaptação de um argumento para uma longa metragem, talvez por isso se fique com a sensação de que falta algo...

Classificação: 7/10

Sem comentários: