Opinião... Carlos Ruiz Zafon * A Sombra do Vento


Data Início: 28-08-2012
Data Fim: 08-09-2012

Autor: Carlos Ruiz Zafon
Título: A Sombra do Vento
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722032308

Sinopse:
"Daniel, não podes contar a ninguém aquilo que vais ver hoje..."
Mais de 7.000.000 de leitores em todo o mundo não conseguiram guardar este segredo! Um fenómeno da literatura espanhola, um livro inesquecível!
"A Sombra do Vento" é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.
Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.

Comentário
Uma ideia não me largou todo o tempo que estive a ler este livro... Deviam fazer o filme baseado nele! O livro é rico em detalhes, sinistro e misterioso e retrata Barcelona de uma forma única. Eu já visitei esta linda cidade, fui a Tibidabo e fui a Montjuic, locais bem referênciados no livro e esse facto deu-lhe ainda mais vida!
Daniel, filho de um livreiro e orfão de mãe vê a sua vida mudar no dia em que o pai o decide levar ao Cemitério dos Livros Esquecidos, o local onde permanecem todos os livros esquecidos até que alguém os queiram recuperar. E uma das premissas para entrar num local tão secreto é precisamente trazer um dos livros e tratar dele como se de uma raridade se tratasse.
E Daniel escolhe (ou é escolhido) pelo livro de Julian Carax, A Sombra do Vento. Leva-o consigo e fica fascinado com o livro e com o autor. Tanto que decide procurar os restantes livros do autor, bem como perceber quem foi Julian Carax.
Mas o que parecia uma curiosidade e interesse inocente irá revelar-se uma tarefa muito mais difícil e perigosa do que alguma vez Daniel imaginou. E irá levá-lo por caminhos turtuosos colocando inclusive amizades em jogo. Mas Daniel está determinado em saber a verdade e, sempre que surgem mais obstáculos, a sua vontade torna-se mais forte.
Achei o livro fantástico e genial. Não é fácil, hoje em dia, conseguir surpreender e Carlos Ruiz Zafon consegue-o neste livro.
Adorei a parte da carta de Nuria onde toda a verdade é reposta. A lógica e a forma como todo o livro foi construído para nos levar até àquele momento é brilhante. E o final também é muito interessante. Recomendo sem qualquer reserva a sua leitura. 
Gostaria apenas de acrescentar uma nota final, a leitura deste livro exige concentração e dedicação, quer pela linguagem utilizada quer pelo enredo, mas seguramente que vale toda essa concentração!

Classificação: 9/10

Sem comentários: