Opinião... Nicolas Barreau * O Sorriso das Mulheres


Data Início: 11-05-2012
Data Fim: 17-05-2012

Autor: Nicolas Barreau
Título: O Sorriso das Mulheres 
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789898228895

Sinopse:
Para Aurélie Bredin, as coincidências não existem. Jovem, sensível e atraente, é a proprietária de um pequeno e romântico restaurante, Le Temps des Cerises, situado no coração de Paris, a dois passos do Boulevard Saint-Germain. Naquele pequeno restaurante forrado a madeira, com toalhas aos quadradinhos vermelhos e brancos, o seu pai conquistou o coração da sua mãe graças ao menu d’amour. E foi ali, rodeada pelo aroma do chocolate e da canela, que Aurélie cresceu e onde encontra consolo nos momentos difíceis da sua vida. Mas agora, magoada pelo abandono de Claude, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de consolá-la.
Uma tarde, mais triste que nunca, Aurélie refugia-se numa livraria. Um romance, "O Sorriso das Mulheres", chama a sua atenção. Quando o folheia, descobre que a protagonista é inspirada nela e que "Le Temps des Cerises" é um dos cenários principais. Graças a esta prenda inesperada, volta a sentir-se animada. Decide entrar em contacto com o autor, Robert Miller, para lhe agradecer. Mas isso não é fácil. Qualquer tentativa de conhecer o escritor - um misterioso e esquivo inglês - morre na secretária de André Chabanais, o editor que publicou o romance. Porém, Aurélie não desiste e quando um dia surge efectivamente uma carta do autor na sua caixa de correio, acaba por daí resultar um encontro bem diferente daquele que tinha imaginado...

Comentário
Adorei este livro. É um romance, sem dúvida, mas é diferente, não é "mais um romance"...
Aurélie é dona de um pequeno restaurante em Paris e vive uma fase complicada na sua vida, o pai faleceu recentemente e o namorado deixou-a inesperadamente. No meio da sua angústia e tristeza, "tropeça" num livro que lhe muda o estado de espirito como que por milagre! Afinal parte do livro passa-se precisamente no seu restaurante e a descrição da personagem principal é um reflexo dela mesma. A partir desse momento, segue apenas um objectivo, conhecer o autor deste livro especial.
André Chabanais é um editor de livros que escreve e edita um livro sob o pseudónimo de Robert Miller, às escondidas de toda a gente. Tudo corre bem até ao momento em que o livro se torna num sucesso e todos querem conhecer o autor...
Aurélie tenta, através de André chegar a Robert (afinal é o seu editor) e a partir daí tudo se complica. Como é que André pode conquistar Aurélie quando ela está apenas interessada num nome que não é mais que isso?

Classificação: 9/10

2 comentários:

Carol disse...

Estou a ler este livro e a amar :)

Maria João disse...

Olá Carol!

Eu também adorei! E adorei o facto de ser diferente.

Boas leituras