Opinião... John Green * À Procura de Alaska


Data Início: 18-05-2012
Data Fim: 27-05-2012

Autor: John Green
Título: À Procura de Alaska 
Editora: ASA
ISBN: 9789892316826

Sinopse:
«Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa.»
Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada... e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional. Nunca mais nada será o mesmo.

Comentário
Este livro fez-me lembrar livros como "A Lua de Joana" ou "Filhos da Droga", sobretudo devido às temáticas e ao público ao qual se dirigem, apesar da abordagem ser diferente.
Considerei que a linguagem é mais dirigida a um público juvenil/adolescente, o que lhe fez perder algum interesse para mim. 
A história centra-se em Alaska e nos seus colegas e amigos próximos, todos eles alunos internos de uma escola. Todos têm as suas experiências, mais ou menos marcados pela forma e ambiente onde cresceram, mas Alaska é desiquilibrada e vive atormentada pelo passado.
A vida escolar e entre amigos decorre normalmente, entre bebidas, tabaco, estudo, amores e discussões até ao dia em que Alaska morre. E é a partir desse dia, a partir do "Depois" que tudo muda, porque os seus amigos sentem necessidade de perceber o que lhe aconteceu para poderem seguir em frente...

Achei os temas abordados interessantes e poderiam dar um bom livro, mas sinceramente não apreciei a forma como está escrito e não achei o final brilhante.


Classificação: 6,5/10

Sem comentários: