Opinião... Torey Hayden * A Força dos Afectos


Data Início: 06-04-2012
Data Fim: 12-04-2012

Autor: Torey Hayden
Título: A Força dos Afectos
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722340229

Sinopse:
Após um período de afastamento do ensino, Torey Hayden vê-se novamente responsável por uma turma de crianças com necessidades especiais. Desta vez, porém, o maior desafio será a mãe de uma delas, uma mulher que Torey ajudará a afastar do lugar de sofrimento donde não parecia possível resgatá-la, relembrando-nos através da sua história que, com a dose certa de amor e compreensão, não existem causas perdidas..

Comentário
Bom, este livro é, sem dúvida, um livro forte! Começando pela temática - o ensino de crianças com necessidades especiais, traumatizadas ou com deficiências, passando pelo facto de se tratarem de factos reais e porque é escrito por Torey Hayden. Uma escrita sincera, que trata os problemas pelos seus nomes e mostra que para tudo há esperança desde que haja vontade e apoio.
Torey Hayden quer regressar a casa, para casar e constituir uma familia, mas por falta de visto para sair do país, acaba por entrar temporariamente (será?) numa escola de meninos especiais. A sua turma começa por ser constituída por 3 meninos, mas rapidamente cresce para os 6 e mais um adulto, a mãe de uma das meninas que parece ter tanta necessidade de apoio como a filha.
Não é um romance, são sentimentos, são verdades que muitas vezes não queremos ver. Muitos momentos, encheu-me os olhos de lágrimas, mas mais que tudo, fez-me acreditar. Gostei muito e fiquei com muito vontade de ler mais livros desta autora.

Classificação: 9/10

2 comentários:

Silvana disse...

Esta escitora é magnífica... Já perdi a conta aos livros que li dela. Comecei por acaso num trabalho para a faculdade e desde aí li todos os livros da autora. Este, por acas, foi-me oferecido e li-o numa semana. É incrível aquilo que Torey faz com as crianças. Acredito que seja uma profissional fantástica, pois todo o seu amor àquilo que faz transparece nos livros.

Boas leituras
Silvana

Maria João disse...

Olá de novo Silvana,

este foi o primeiro livro que li da Torey mas certamente não será o último. Concordo totalmente contigo, tem que ser uma profissional fantástica, humana e preocupada com os seus alunos especiais!

Boas leituras