Opinião... Sarah Dunant * O Nascimento de Vénus


Data Início: 29-03-2012
Data Fim: 05-04-2012

Autor: Sarah Dunant
Título: O Nascimento de Vénus
Editora: Edições ASA
ISBN: 9789892316734

Sinopse:
Florença, século XV. Numa das mais esplendorosas cidades da Itália Renascentista, Alessandra deseja o impossível…
Alessandra Cecchi tem quase quinze anos quando o pai, um próspero mercador de tecidos, contrata um jovem pintor para pintar um fresco na capela do palazzo da família. Alessandra é uma filha da Renascença, tem uma mente precoce e um temperamento artístico… e rapidamente fica inebriada pelo génio do pintor.
Muitos anos depois, a irmã Lucrezia morre no convento onde passou grande parte da sua vida. Perplexas, as outras freiras observam a estranha serpente tatuada no seu corpo. 
É que, antes de entrar para o convento, a irmã Lucrezia era Alessandra. Jovem, bela e inteligente, ela viveu o esplendor e luxo da Florença renascentista, conviveu com os ricos e poderosos, criou, amou, transgrediu... Como foi ela parar àquele convento? O que significa a tatuagem na sua pele? Quais foram afinal as causas da sua morte? Romance de amor, mistério e arte, O Nascimento de Vénus dá-nos a conhecer um irreverente elenco de mulheres inesquecíveis, que nos abrem as portas da Florença renascentista, um dos mais formidáveis centros de cultura e arte da história da humanidade.

Comentário
O Nascimento de Vénus é uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. Este é o título do livro e também demonstra bem o seu conteúdo: a arte, Florença do século XV, as lutas de Igreja, as regras impostas pelo Estado...
A história centra-se em Alessandra, uma jovem de 15 anos que quer mais do que tudo pintar, o que não lhe é permitido por ser mulher. Vai pintando quando e como pode, mas não é suficiente. Até ao dia em que o pai trás para casa um pintor que antes vivia num convento para pintar a capela da familia. Algo se passa entre eles sem que qualquer deles o queira assumir. E Alessandra insiste e insiste para que o pintor a ensine a evoluir. 
Entretanto, Florença é invadida pelos Franceses o que a obriga a um casamento forçado para que esteja a salvo dos soldados franceses. Assim, vê-se casada com Cristoforo, mas uma desagradável verdade espera por ela...

É uma história envolvente, tem por base uma investigação notável o que o torna numa leitura extremamente interessante, onde temos também oportunidade para aprender mais sobre a história de Itália. 

Classificação: 8/10

1 comentário:

Sandra Nunes disse...

Olá Maria João, este livro faz parte de uma triologia da autora sobre o período renascentista, se gostaste deste, poderás também gostar do Corações Sagrados, o primeiro livro da triologia, apesar de na minha opinião este livro ser muito melhor que o anterior. O próximo chama-se Na companhia da cortesã e apesar de já ter sido publicado pela Saída de Emergência penso que a Asa vai lança-lo também :D

PS: Parabéns pelo blog :D

Jinhos e boas leituras