Opinião... Nuno Lobo Antunes * Vida em Mim


Data Início: 26-01-2012
Data Fim: 31-01-2012

Autor: Nuno Lobo Antunes
Título: Vida em Mim
Editora: Verso de Kapa
ISBN: 9789898406101

Sinopse:
No momento da morte, diz-se, passam na nossa mente, em sucessão instantanea, pessoas, lugares, pedaços de existências, no rebobinar de um filme que se extingue. Neste livro, em processo semelhante, mil vozes se erguem, fantasmas adormecidos despertam, memorias há muito esquecidas retomam brilho e cor, quando presente e passado se confundem, e uma semana vale uma vida.
Olhos que se vêm a si mesmo, e nessa peregrinação interior procuram descobrir o nexo, o sentido de uma existência em que o passado caminha ao lado do presente, numa conversa cumplice de quem se conhece bem.
No final do dia, o médico pede ao leitor que lhe devolva o que ele deu aos seus doentes: um ouvido para ouvir, um coração a partilhar, uma mente que tente compreender. Nesse processo, troca de lugar, póe-se do outro lado da secretária, mergulha dentro de si, desarruma as memórias e, tal como os doentes de quem cuida, abre o jogo e mostra quem é e de onde vem.

Comentário
Este é daqueles livros que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. A escrita do Nuno Lobo Antunes não é fácil, mas é, ao mesmo tempo, brilhante. É um livro que exige concentração, introspecção e várias passagens ficam na memória. É incrível a capacidade que alguns seres humanos têm de enfrentar os infortunios alheios, principalmente quando se tratam de crianças. Muito bom!

Classificação: 8/10

Sem comentários: